Produtos Solidários

  Cultural  
  Cinema
COMUNIDADES: TODAS AS LOCALIDADES. O turista solidário terá a oportunidade de proporcionar aprendizagem, por meio de momentos interativos, nos quais a comunidade pode ser conscientizada da importância da cultura audiovisual na formação do indivíduo. Trata-se de uma atividade que estimula a criatividade, possibilita acesso às técnicas cinematográficas e propõe diferenciadas leituras de vídeos, filmes e animações. Um momento de entretenimento, interatividade e solidariedade. Tipo da Atividade: Curso, oficina, recreação e projeção de filmes Público a ser Atendido: Comunidade em geral. Atividades Complementares: Doação de filmes e equipamentos necessários.
 

  Ervas Medicinais  
  Colheita e beneficiamento de plantas nativas do Cerrado
COMUNIDADE: SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS. Fitoterapia: O turista solidário terá a oportunidade de auxiliar a colheita e beneficiamento de plantas nativas, utilizadas nos cosméticos Flor do Cerrado. Além disso, participar do processo de beneficiamento e armazenamento das plantas, assim como ajudar na extração da palha de bananeira a ser usada para embalar sabonetes de forma artesanal. Tipo da Atividade: Mão de Obra. Público a ser Atendido: Participantes do Grupo de Mulheres Flor do Cerrado.
 

  Meio Ambiente  
  Entre as águas do Rio das Pedras
COMUNIDADE: SÃO GONÇALO DO RIO DAS PEDRAS. O turista terá a oportunidade de contribuir, através de educação ambiental e assistência técnica que considere parâmetros físicos, químicos e biológicos, para as condições ambientais da bacia do Rio das Pedras e na gestão da qualidade de suas águas, essencial à manutenção de sua função sócio-ambiental. A Funivale (Fundação Pro-Universidade Vale do Jequitinhonha) em parceria com os órgãos públicos estaduais e municipais, integra o subcomitê do Rio das Pedras e, atua em um trabalho de educação sócio ambiental denominado “Sala-Verde”. Tal projeto trata-se de um espaço direcionado para as questões ambientais e, nesse sentido, busca com esta prática a preservação da bacia do Rio das Pedras, considerando todos os impactos a que a mesma está sujeita. A participação do turista se faz importante, para contribuir para a melhoria da qualidade das águas do rio que entremeia a localidade, cujas águas abastecem as residências, irrigam hortas e permitem o lazer dos moradores e turistas que frequentam a região. Tipo da Atividade: Assistência Técnica. Público a ser Atendido: Participantes do projeto Sala Verde. Atividades Complementares O Subcomitê, já instalado e em atividade, requer apoio logístico e de equipamentos, para a continuidade das atividades educativas, de mobilização social e de monitoramento, como GPS, máquina fotográfica, entre outros.
 

  Meio Ambiente  
  Utlização da água e recursos naturais
COMUNIDADES: TODAS LOCALIDADES. As localidades que compõem o Programa convivem, em sua maioria, com a escassez de água e também com atividades extrativistas: mineração, extração de barro e coleta de espécimes vegetais para comercialização direta e produção artesanal. O turista solidário estará contribuindo para maior sustentabilidade destas práticas, através de atividades educativas que possibilitem melhor conhecimento do ciclo destes recursos e de práticas e manejo mais adequados que possibilitem sua preservação. Tipo da Atividade: Apoio Técnico. Público a ser Atendido: Comunidade em geral. Informações Complementares: Doação de livros e material didático infantil que abordem a temática.
 

Produtos Turísticos
Produtos Solidários
Fotos

Lugares para visitar

Central de reserva
 
 
 

 

 

 

.CONTATO@TURISMOSOLIDARIO.COM.BR .