Notícias

 

© 24/02/2011 - Cristina Vieira
AmpliarEnviar como cartão

24/02/2011
I Expedição Sorriso Solidário chega ao final com saldo positivo


Autor: Cristina Vieira / Fonte: SECOM IDENE

I Expedição Sorriso Solidário chega ao final com saldo positivo


A I Expedição Sorriso Solidário chegou ao destino final no dia 22 de fevereiro. Em Capivari, a Escola Municipal Dario Lins recebeu o projeto, que contou com a participação das comunidades vizinhas de Milho Verde e do Baú.

Uma das visitas mais esperadas pela população local, Capivari recebeu os turistas solidários para ações nas áreas de meio ambiente, arte-educação e saúde bucal.

Para Ana Elisa Salvatore, diretora do Instituto Brasil Solidário, a expedição cumpriu o seu papel. “ O trabalho no Vale do Jequitinhonha foi muito importante para todos da equipe. Notamos uma grande demanda nas áreas de saúde bucal. Observamos grande participação e interesse das comunidades locais nas atividades apresentadas” disse. “ Essa foi só uma semente para uma transformação de atitude rumo a uma transformação coletiva. Tenho certeza que como turistas solidários levamos nossos conceitos e trouxemos na bagagem a cidadania”.

Entre oficinas, palestras e apresentações de teatro, comunidade e escola tiveram a oportunidade de manter contato com os conceitos de desenvolvimento, educação, reciclagem, sustentabilidade e geração de renda.

A oficina de papel reciclado contou com grande participação de professores e alunos, que aprenderam o passo a passo de transformar o jornal velho em folhas de pape, com várias utilidades, como por exemplo a confecção do próprio material escolar.

Graziele Aparecida de Jesus, 15 anos, aluna do distrito de Milho Verde fez a oficina, junto com a amiga Rosiane Rosa. Ambas já conheciam a técnica da reciclagem da folha de bananeira e tiveram a oportunidade de conhecer com outro material. “ Antes a gente jogava o jornal fora, agora vamos fazer a reciclagem em casa”, disseram. As alunas estavam bastante empolgadas com a oficina de teatro de sombras. Segundo elas, vai ser de grande utilidade para apresentarem peças de teatro na escola.

Para a Norma Consuelo Faria, a vinda da Expedição Sorriso Solidário foi a grande oportunidade de renovar os seus conhecimentos. Professora em Milho Verde, ela espera que o projeto chegue até lá. “ É difícil um projeto desse porte chegar até nós. A comunidade de Capivari está de parabéns”, disse.

A professora Jaderléia Otoni engrossou o coro dos que viram na Expedição Sorriso Soliário um caminho para a transformação. “ Espero ansiosamente que a comunidade de Milho Verde seja contemplada com o projeto e gostaria que O fossem trabalhados temas como sexualidade e prevenção ao uso de drogas”.

Morador da comunidade do Baú, vizinha de Capivari, o senhor Jurandir Paulino não escondia a satisfação pela oportunidade de ganhar uma prótese e poder sorrir novamente. “Fomos muito bem recebidos por todos. Estou muito feliz e quero agradecer ao pessoal do IDENE e do IBS. Estão fazendo um belo trabalho”, disse.

A professora Iolanda Izabel Faria não poupou elogios à Expedição e sua equipe. “É o momento de disseminar o conhecimento, criando um vínculo família-escola-comunidade, que é de extrema importância”, analisa. “ Com metodologias simples dá pra fazer muita coisa. Todo o conteúdo repassado aqui é de grande valor, especialmente para nós educadores”, completa.

A Expedição Sorriso Solidário volta ao Vale do Jequitinhonha com a mesma equipe, de 07 a 20 de maio para a continuidade dos trabalhos. As comunidades aguardam ansiosas.

 

Imprimir

 Topo  
 
Buscar Notícias

Palavra chave
 
Por data
DE 
Até 
dd/mm/aaaa
 
Por data
 
Receba Novidades

Informe seu nome e e-mail para receber noticias e novidades

 
Nome  
E-mail  

Cadastrar
Sair da lista
 
 

 

 

 

.CONTATO@TURISMOSOLIDARIO.COM.BR .