Couto de Magalhães de Minas

 

Produtos Turisticos

Os Sabores e Delícias do Cerrado – Dia inteiro
O passeio se inicia com uma caminhada da sede do município à Fazenda do Bananal, que possui além de um ambiente bucólico, uma linda paisagem. O cenário é contemplado com três cachoeiras com pequenos poços, uma vegetação típica do Cerrado, com o diferencial de uma caminhada temática, com abordagem sobre a rica variedade de frutas nativas e exóticas da propriedade. No percurso é possível saborear frutas como acerola, banana, jambo, manga, goiaba, jaca, mangaba, mexerica pocan, laranja (serra d’agua, campista), jaboticaba, gabiroba, pequi, cagaita, mamão e ata. É possível também acompanhar, de acordo com o período do ano, a produção de requeijão, queijo e doces, além de cachaça no engenho mecânico. Durante o dia, além de um lanche na chegada com frutas colhidas na hora, será servido um delicioso almoço tradicional, na agradável casa da fazenda. Um lugar encantador, anfitriões hospitaleiros e cardápio saboroso - uma experiência peculiar é o que promete esse dia cheio atividades só vivenciadas no meio rural!

Responsável: Conceição Aparecida de Lima


Visita guiada – Artes e Ofícios
Visita guiada percorrendo os principais ateliês da localidade. Durante o passeio o visitante terá a oportunidade de conhecer peças em madeira, como réplicas de carros antigos; as peças criadas por D. Duduca, que ela carinhosamente chama de uma “Rede de flores”. Além disso, parada no espaço de um artista plástico que retrata a história dos ofícios da localidade em bonecas e pintura em tela. A visita terminará com degustação, na casa de tradicional quitandeira da cidade.

Responsável: Carlos Giovanni Paulino


A Arte de Raras Réplicas
O turista viverá uma experiência única como aprendiz do artesão Arnaldo, que desde criança trabalha como marceneiro, e com seu talento passou a produzir raras réplicas que causam admiração e encanto.Técnica, aptidão e habilidade são atributos que tornam a oficina mais especial e envolvente.

Responsável: Arnaldo das Graças Rodrigues


Visita guiada – História e tradição
Visita guiada percorrendo os principais pontos turísticos da localidade como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, a Capela do Bom Jesus de Matozinhos, o casario do século XIX, o tradicional moinho de fubá e a loja de artesanato “Arte Couto”, onde o visitante terá a oportunidade de conhecer e ainda levar para a casa, as peças produzidas pelos diversos artesãos da localidade.

Responsável: Carlos Giovanni Paulino


“Rede de Flores” da Dona Duduca
No ateliê da Dona Duduca, o visitante terá a oportunidade de vivenciar a produção de peças em linha e lã, utilizando um tear de pregos, que é chamado carinhosamente pela artesã de "Rede de Flores". Durante a atividade é possível apreciar, em cores variadas, artesanatos como cachecol, saída de praia, xale, jogo americano, pano de prato, colchas, dentre outros. O ofício, de mais de 30 anos, surpreende os visitantes pela beleza e qualidade dos produtos. Ao final, o turista poderá levar a peça feita por ele, durante a oficina.

Responsável: Mercês de Lima Vieira


Arte e Sabor
O turista terá um momento prazeroso de aprendizagem ao lado de Dona Consolação, artesã quem em meio aos seus vários dotes, produz e ensina a fazer o reconhecido licor de chocolate e as caixas decoradas, que são criadas a partir de material reciclado. Além disso, vai se deliciar com os outros sabores que são produzidos a partir de frutas da época. Arte e sabor qualificam o licor artesanal que merece ser degustado e tem como ingrediente principal, o carinho e atenção da artesã.

Responsável: Maria da Consolação Silva Rocha


O dia a dia no meio rural – uma experiência com agricultores familiares
O turista solidário terá a oportunidade de vivenciar, no meio rural, o dia a dia do agricultor familiar. Dona Quiquita e o senhor Antônio possuem uma produção para subsistência e começam o dia logo cedo, por volta das 4 horas da manhã. As atividades na roça são variadas e envolvem a cultura do milho, feijão, mandioca e cana; o manejo de uma horta com quiabo, cenoura, repolho e jiló, dentre outros vegetais, além da criação de animais domésticos como galinhas e pintinhos, vacas, bezerros e porcos. O visitante irá acompanhar ou experimentar tirar o leite ao pé da vaca, pegar o ovo no galinheiro, preparar o frango, desde o abate, cozimento e inclusive a produção de embutidos suínos como, lingüiça e chouriço. Frutas podem ser colhidas no pé e é possível se deliciar com pêssegos, laranja, mangas e jaboticabas. Em meio às atividades diárias, o visitante terá acesso ao meio rural dotado de significado peculiar, onde a terra possui uma representatividade diferenciada para o produtor e sua família. A intenção é vivenciar não só a produção agrícola, mas os costumes e tradições que caracterizam a vida rural mineira. É no mínimo uma atividade curiosa e emocionante.

Responsável: Elieth M. Barbosa


Biscoito de Goma “São de Vica” – O Sabor da Tradição
Há 25 anos Conceição produz, dentre várias quitandas, o delicioso biscoito de goma, receita tradicional familiar. Durante a atividade, o visitante vivenciará a produção dos biscoitos, colocando a “mão na massa”. Ao final da atividade haverá degustação e o visitante terá a oportunidade de levar para a casa as deliciosas quitandas da Dona Conceição.

Responsável: Conceição de Lima Santos


 

Próxima
Produtos Turísticos
Produtos Solidários
Fotos
 
 
 
   
 

 

 

 

.CONTATO@TURISMOSOLIDARIO.COM.BR .