Grão-Mogol

 

Produtos Turisticos

Praia do Vau
Caminhada do centro histórico de Grão Mogol à Praia do Vau, com a possibilidade de banho. Vau é uma antiga localidade que foi ocupada por garimpeiros, na esperança de achar lavras de diamantes para explorar e continuar a sua história. Desde esta época o Vau é o caminho de peregrinação em devoção ao Divino Espírito Santo onde ocorrem festejos e promessas são cumpridas em virtude do significado religioso atribuído ao local.

Responsável: Ana da Conceição Assis


Entre Linhas
Tarde especial, onde o turista irá aprender a bordar e/ou tricotar em meio conversas agradáveis com a artesã Maria Helena. Com seu jeito acolhedor, a paixão pelo ofício e a paciência, a artesã tem o dom de envolver o turista e ensiná-lo a fazer uma pequena peça que terá a oportunidade de levar para a sua casa como uma lembrança dessa oficina encantadora.

Responsável: Maria Helena Silva Figueiredo


Trilha do Barão
O turista irá percorrer uma das mais importantes trilhas do município, localizada dentro do Parque Estadual de Grão Mogol, na Serra Geral, conhecida na região como Serra da Bocaína. A trilha com calçamento de pedra dos tempos coloniais leva até o local onde se localizava a Fazenda do Barão de Grão Mogol. A vegetação da região é rasteira e de pequeno porte, típica de campos de altitude e destacam-se diversas espécies de cactus, dentre elas, o Discocactus horstii, espécie endêmica da região. Além da paisagem encantadora, o trajeto é um registro da história de Grão Mogol, pois o s escravos do Barão construíram a trilha para dar acesso da Fazenda do Cafezal ao município de Grão Mogol e assim o percurso tem vários trechos calçados feito em pedras e bem conservados.

Responsável: Cláudia Aparecida Silva


Trilha e Ruína da Tropa
A trilha ainda é muito utilizada pelos habitantes de Quati, Quebra-coco e Peri-peri para comércio de produtos agrícolas e mantimentos. Com uma paisagem belíssima, a Ruína da Tropa está situada no alto da Serra Geral e é uma importante representação histórica e arquitetônica em Grão Mogol.

Responsável: Alaíde de Jesus Pereira


O Sabor Caseiro da Família Bicalho
O turista terá a oportunidade de aprender a fazer deliciosos biscoitos caseiros preparados por quatro gerações da família Bicalho. Os utensílios utilizados no preparo das quitandas são históricos na família desde 1939 e assim a oficina oferece, além da receita ensinada por Maria Bicalho e sua filha Miriam, uma agradável tarde com muita tradição, história e nesse sentido, um significado singular para esse momento gastronômico. Ao final da atividade, a degustação dos biscoitos saindo do forno acompanhados de um delicioso café. Trata-se de um sabor diferente pela participação especial do visitante junto aos saberes e fazeres da tradição dos Bicalho.

Responsável: Maria José Santos


 

Produtos Turísticos
Produtos Solidários
Fotos
 
 
 
   
 

 

 

 

.CONTATO@TURISMOSOLIDARIO.COM.BR .