Perguntas Frequentes  

 

 

Como é feito o transporte para as localidades que fazem parte do Programa Turismo Solidário?
O visitante poderá chegar às localidades de carro ou ônibus.
No site do Programa, em LOCALIDADES, você encontrará informações sobre acesso (estrada de terra ou asfalto). O site também oferece uma ferramenta para que você possa traçar a rota de sua viagem.

 

Qual o melhor período do ano para visitar as comunidades que participam do Programa Turismo Solidário?                                                   As comunidades podem ser visitadas em qualquer época do ano.     Durante feriados e período de férias, aconselhamos que a reserva nos receptivos familiares seja feita com antecedência, uma vez que são bastante procurados.       

 

Qual a contribuição real de um turista solidário?  Apenas visitar a cidade e a comunidade, ou ele também pode oferecer algum serviço para esta comunidade?
 
Durante sua estadia, o visitante contribui gerando trabalho e renda para famílias hospedeiras, guias, artesãos, quituteiras, dentre outros prestadores de serviços que vivem na comunidade.
Além disso, se desejar, o visitante poderá contribuir atuando de alguma forma em sua área profissional.
Na área da educação os visitantes poderão fazer doações de livros para as escolas e bibliotecas locais, além de ministrar palestras e ajudar na construção de creches e salas de aula.
Já na área da saúde, o visitante poderá fazer atendimento médico, contribuir com a doação de remédios, ministrar palestras de temas diversos como educação sexual, prevenção do consumo de drogas, higiene, etc.
Na cultura e lazer, alguns exemplos são o incentivo ao esporte, doação de material esportivo, organização de campeonatos, jogos, aulas de música, dentre outros.
Em relação ao meio ambiente, as comunidades que participam do programa necessitam de auxílio para implantação de programas de reciclagem de resíduos sólidos, palestras sobre preservação ambiental, etc, (mais informações em PRODUTOS SOLIDÁRIOS).

 

Como podemos oferecer nossos préstimos às comunidades?
No site do Programa, em PRODUTOS SOLIDÁRIOS, você encontrará uma lista com as demandas levantadas pelas comunidades.
Caso queira contribuir com alguma ação que não se encontra na lista, ao fazer sua reserva em um receptivo familiar, preencha o campo OBSERVAÇÕES, explicando de que forma deseja participar.

 

Como devo fazer minha reserva em um Receptivo Familiar (hospedagem familiar)?

Na tela inicial, clique em LOCALIDADES/RESERVAS.
Escolha a localidade e a hospedagem familiar de sua preferência.
Em SAIBA MAIS você terá mais detalhes do Receptivo, da família anfitriã e fotos internas da casa. 
Preencha a FICHA DE RESERVA que aparecerá na tela. Envie sua Ficha de Reserva por fax, e-mail ou telefone, de acordo com o contato de cada localidade.  Em breve você receberá a confirmação de disponibilidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

.CONTATO@TURISMOSOLIDARIO.COM.BR .